Paulo e Colossos
Não há registro de uma visita de Paulo a Colossos, o que revela a eficácia de sua estratégia evangelística. O evangelho chegou à cidade por meio de Epafras, morador local que levou a mensagem aos seus conterrâneos (Cl 4:12; 1:7). Mas como ele foi convertido? Possivelmente isso ocorreu na década de 50 d.C., quando Paulo esteve na cidade vizinha, Éfeso, e “todos os habitantes da província da Ásia ouviram a palavra do Senhor” (At 19:10; At 20:31).
O evangelho se espalhou nessa região (Ap 1:4). A explicação para esse crescimento, incluindo a chegada da mensagem a Colossos, é o trabalho dos que ouviram a pregação de Paulo em Éfeso – cidade mais importante da Ásia Menor e grande centro portuário – e depois levaram o evangelho para suas cidades. Epafras foi um desses convertidos e, tornando-se colaborador de Paulo, retornou a Colossos para compartilhar a mensagem do evangelho.
Só recentemente arqueólogos começaram a escavar Colossos, localizada cerca de 15 quilômetros a sudeste de Laodiceia. Por isso, há menos informações sobre ela do que a respeito de outras cidades da região. No entanto, há evidências de que ela possuía uma população judaica significativa, de “cerca de dez mil judeus na região da Frígia” (Arthur G. Patzia, “Ephesians, Colossians, Philemon”, New International Biblical Commentary [Hendrickson, 1990], p. 3). Moedas de Colossos sugerem que, como em outras cidades romanas, seus habitantes adoravam inúmeros deuses. As práticas pagãs e as influências culturais eram desafios na evangelização e na fidelidade ao evangelho. Outro cristão conhecido de Colossos foi Filemom, que talvez tenha se convertido na mesma época que Epafras.
4. Leia Filemom 15, 16 e Colossenses 4:9. Que atitude Paulo sugeriu, de forma sutil, que Filemom tomasse em relação a Onésimo?
A lei romana exigia que Paulo devolvesse o escravo Onésimo a Filemom. No entanto, o apóstolo apelou ao coração e à consciência de Filemom como irmão na fé e o incentivou a receber Onésimo, “não mais como escravo, mas [...] como irmão amado” (Fm 16, NVI).
Garanta o conteúdo completo da Lição da Escola Sabatina para o ano inteiro. Faça aqui a sua assinatura!